“Ao Mestre, com Carinho”, com mais de meio século, inovou na abordagem do racismo

A obra trata o racismo como problema social a ser abordado pela educação escolar

 24/04/2018 - Publicado há 6 anos

 

Logo da Rádio USP

O filme britânico Ao mestre, com carinho, dirigido e roteirizado por James Clavell, mudou a linguagem do cinema ao fazer a junção do racismo e da educação como temáticas, em pleno 1967.
Outro aspecto da fita é ter como protagonista o ator negro Sidney Poitier, em papel de professor e engenheiro, bem diferente dos papéis destinados aos negros naquele período, quase sempre interpretando subalternos e marginais.
A música tema também é crucial na narrativa, pois representa o momento em que os alunos brancos, resistentes ao professor negro, o aceitam como mestre.
A canção, com mesmo nome do filme, foi um sucesso nas paradas musicais dos Estados Unidos, e a revista de música Billboard a reconheceu como a número um nas paradas de sucesso, em 1967.
Para o professor Ricardo Alexino Ferreira, Ao Mestre, com Carinho se tornou contemporâneo porque confronta o racismo com questões educativas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.