Ao bloquear informações, Prefeitura dificulta a vida dos cidadãos

A professora Raquel Rolnik comenta em sua coluna o episódio que resultou no bloqueio de informações a jornalistas

 09/11/2017 - Publicado há 6 anos

A atitude do chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Comunicação da  Prefeitura municipal, Lucas Tavares, em dificultar o acesso a informações de caráter público a jornalistas foi considerada lamentável pela colunista Raquel Rolnik, pois levanta a questão não só da ilegalidade do bloqueio aos dados do poder municipal – sempre considerando a legislação referente à  Lei de Acesso à Informação -, “mas também nos fala sobre a questão da transparência dos dados das gestões e, particularmente, sobre a questão da transparência dos dados na gestão municipal”.

Para a professora Raquel, o acesso, a todo e qualquer cidadão, às informações relativas à gestão municipal é fundamental para o controle social sobre o que se passa na cidade. Ela lembra ainda que a cidade de São Paulo – desde 2014, quando do lançamento do programa Dados Abertos – vinha numa trajetória de aumentar a transparência, o que, entre outras coisas, facilita a vida de pesquisadores, que podem contar com o acesso a informações fundamentais para suas pesquisas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.