Antidepressivos são eficazes no combate à doença

Pesquisador da USP fala sobre os malefícios da depressão e como o tratamento com remédios auxilia na melhora clínica

 12/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje, o doutor Alexandre Faisal, pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, fala sobre depressão, um problema assustador de saúde pública que afeta de 5% a 10% da população brasileira. No mundo, são 350 milhões de pessoas.

A depressão impacta a qualidade de vida e, hoje, ainda existe muita desconfiança a respeito do uso dos antidepressivos, uma vez que não se sabe exatamente o mecanismo de ação deles. Apesar disso, Faisal fala sobre uma publicação, divulgada recentemente, que comprova a eficácia do tratamento com antidepressivos. O estudo foi realizado com mais de 116 mil participantes, comparando antidepressivos ao placebo, e mostra o poder desses remédios na melhora clínica da depressão.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.