Anorexia pode levar jovens a graves problemas ósseos

Distúrbio alimentar pode provocar a perda de peso e massa óssea, levando à osteopenia e osteoporose

 25/10/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e a altura. Pessoas com anorexia nervosa podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. O problema é muito comum em jovens. Eles podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos, por vezes agressivos, para emagrecer. Entre as consequências está a perda da resistência óssea, a osteoporose.

Diogo Domiciano, reumatologista do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, explica que a prevalência da osteoporose é em pessoas mais velhas e em mulheres pós-menopausa. Quando ela ocorre em indivíduos mais jovens, ela vem como consequência de alguma outra doença, e a anorexia nervosa é uma das principais. Junto com a perda de peso ocorre, também, uma perda de massa óssea. Isso é preocupante, pois as pessoas mais jovens com esse quadro costumam estar justamente na fase de ganho de peso, e as consequências disso pode ser a perpetuação do quadro osteoporótico, além de fraturas.

As causas da osteoporose em idade reduzida não se resumem à anorexia nervosa, afirma Domiciano. Dentre a extensa lista de doenças e práticas que também podem levar à perda de tecido ósseo, estão: uso de cortisona; alcoolismo; doença celíaca; e cirurgias gástricas que removem parte do intestino. O reumatologista completa dizendo que, embora a anorexia nervosa não tenha tanta incidência na população em geral, dentre as pessoas que têm a doença, a grande maioria tem comprometimento ósseo. Das mulheres jovens adultas com anorexia, cerca de 90% têm algum grau de osteopenia, e dessas, boa parte evolui para a osteoporose, afirma Domiciano.

Por fim, ele conta que a doença é silenciosa, muitas vezes só é descoberta após uma fratura, quando já é tarde demais, e um fator de risco para que se investigue a doença é a anorexia. Quando o diagnóstico a partir do exame de densitometria indica baixa massa óssea relativa à idade, deve-se adotar um conjunto de medidas para que a perda seja estancada e para evitar fraturas. Esse tratamento consiste, basicamente, em cálcio; vitamina D – através de exposição solar ou por meio de suplementos e o controle da perda de peso, no caso da anorexia nervosa, com tratamentos psiquiátricos e reeducação alimentar.

jorusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.