Amantes da leitura se reúnem para compartilhar experiências

Grupo tem encontros mensais, abertos ao público, em restaurante de Ribeirão Preto

 11/01/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Há um ano e meio, um grupo de funcionários da USP realiza encontros descontraídos e regados a um bom café. O motivo é a troca de informações sobre o tema de livros que acabaram de ler. Esse é o compromisso mensal dos integrantes do Clube de leitura Livro, Prosa & Cia., que agora abre espaço para mais cadeiras, xícaras e novos leitores.

A ideia de criar o clube surgiu, conta Ana Letícia Brunelli de Moraes, funcionária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), após a realização de um curso oferecido em maio de 2017 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP aos funcionários de Ribeirão Preto.

Proficiência na leitura e competência na escrita: Práticas contextualizadas para o desenvolvimento profissional foi ministrado pela professora Maria Helena da Nóbrega, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP de São Paulo. O objetivo era desenvolver habilidades para as linguagens verbais e não verbais, valorizando a escrita e a capacidade de ler o mundo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo curso, a da leitura de um livro que deveria ser apresentado em forma de opinião aos demais colegas “chamou a atenção dos participantes, que decidiram continuá-la”, mesmo após seu término.

Clube de leitura: Livro, Prosa & Cia. – Foto: Divulgação Clube da Leitura

Assim, desde 2017, alguns dos funcionários da USP se encontram todos os meses para estimular a leitura, trocar livros e outras práticas culturais. Apesar de inspirado pela atividade do curso, o Clube de leitura Livro, Prosa & Cia.  trabalha incentivando a leitura por temas, “ao invés de um livro único”, explica Ana Letícia.

Os temas são definidos pelos próprios integrantes do clube, democraticamente pelo voto, e cada participante escolhe para ler um título de sua preferência, desde que relacionado ao tema. Na data marcada, eles se encontram para o bate-papo, inspirados pela leitura. “Acreditamos que, dessa forma, criamos um grupo mais aberto para diferentes interesses e gostos”, diz Ana Letícia.

Hoje com dez integrantes assíduos, vindos das unidades do campus de Ribeirão Preto, o Clube de leitura está aberto para a participação de qualquer interessado, ligado ou não à USP. E, para irem se preparando, o clube informa datas e temas dos próximos encontros: 26 de janeiro – Livros Clássicos; 23 de fevereiro – Mês Stephen King e 23 de março – Livros LGBTQ+.

Os encontros são públicos, sempre no último sábado do mês, às 15 horas, na Familiare Empório Gourmet, Avenida Nove de Julho, 298, Jardim Sumaré, Ribeirão Preto. Para mais informações sobre o tema do mês, acesse o facebook e o instagram do clube.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.