A amamentação é o ato que liga o organismo da mulher com o organismo da criança por meio do leite materno. Por isso, a mamãe deve manter uma alimentação saudável e evitar fármacos e álcool, pois podem ser prejudiciais ao bebê.
Para ajudar e conscientizar as mamães sobre os perigos da medicação durante a amamentação, a Academia Americana de Pediatria e o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia elaboraram uma lista com os fármacos que não são indicados nesse período, como o lítio e a bromocriptina.
Mas nem todos os medicamentos são prejudiciais ao bebê, alguns podem ser utilizados, se necessário. Além disso, só se deve utilizar medicamento se for absolutamente indispensável e com orientações do médico, que irá recomendar aquilo que for mais adequado para o quadro clínico.
O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.