Amamentação faz a ligação entre os organismos da mãe e do bebê

Durante a amamentação, a mulher deve ter boa alimentação e consciência que substâncias químicas podem ser prejudiciais ao bebê

 27/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 28/08/2018 as 12:06
Por

A amamentação é o ato que liga o organismo da mulher com o organismo da criança por meio do leite materno. Por isso, a mamãe deve manter uma alimentação saudável e evitar fármacos e álcool, pois podem ser prejudiciais ao bebê.

Para ajudar e conscientizar as mamães sobre os perigos da medicação durante a amamentação, a Academia Americana de Pediatria e o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia elaboraram uma lista com os fármacos que não são indicados nesse período, como o lítio e a bromocriptina.

Mas nem todos os medicamentos são prejudiciais ao bebê, alguns podem ser utilizados, se necessário. Além disso, só se deve utilizar medicamento se for absolutamente indispensável e com orientações do médico, que irá recomendar aquilo que for mais adequado para o quadro clínico.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.