Anticoncepção hormonal aumenta risco de câncer de mama

Médico destaca a mortalidade menor em mulheres que fazem diagnósticos frequentes

22/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/01/2018 as 9:29

Logo da Rádio USP

Estudo da Universidade de Copenhague, publicado pela revista científica The New England Journal of Medicine, demonstra que o uso de métodos hormonais contraceptivos eleva o risco de câncer de mama nas mulheres em cerca de 20%. A análise avaliou 1,8 milhão de mulheres entre 18 e 49 anos ao longo de uma década. O levantamento mostra, ainda, que depois de cinco anos de uso de contraceptivos hormonais, o risco de contrair o tumor aumenta.

O coordenador do Ambulatório de Hemostasia Reprodutiva do Hospital das Clínicas (HC) e chefe do setor de Ginecologia do Hospital Universitário (HU) da USP, Paulo Margarido, diz que o estudo foi limitado por não terem sido levados em conta fatores como atividade física, amamentação e consumo de álcool, que também podem influenciar o risco de câncer.

Ele afirma que o desenvolvimento completo da mama se dá após a mulher amamentar, já que ocorre a substituição do tecido glandular por gordura na região, o que protege a mulher da doença.

Além disso, Margarido alerta que se preocupar com o corpo, por meio de uma alimentação saudável e exames periódicos, contribui para a prevenção do câncer.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.