Alteração da Lei Pelé é positiva para igualdade de gênero, mas depende de conscientização social

Para Murilo Fabri, conscientização é a palavra, pois as pessoas devem ser educadas para entender e respeitar a decisão profissional de cada um

 18/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/12/2021 as 17:52
Por
Mesmo trazendo mudança positiva para o crescimento do esporte feminino no País, o PL ainda não foi sancionado e diz respeito somente à premiação Foto:  Wilson Dias/Abr – Agência Brasil
Logo da Rádio USP

Projeto de Lei que tramita no Senado Federal, garantindo isonomia do pagamento de premiações em competições esportivas entre homens e mulheres, deve influenciar positivamente o financiamento de competições femininas. Esta é a avaliação do advogado Carlos Eduardo Ambiel, especialista em Direito Trabalhista e Desportivo pela USP.

É que, mesmo valendo apenas para prêmios financiados com recursos públicos, o PL 397/16 está associado “ao elemento da igualdade de gênero” que, na opinião de Ambiel, é um fator positivo para atrair o patrocinador a associar sua marca ao evento em que ocorre a premiação que iguala os gêneros.

E essa movimentação do Senado tem base, uma vez que, em 2017, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) já apontava que, na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o número de mulheres brasileiras que praticavam atividades físicas e esportivas era 40% menor em relação aos homens, mostrando que a desigualdade começa ainda na adolescência.

De toda a forma, adianta Ambiel, mesmo trazendo mudança positiva para o crescimento do esporte feminino no País, o PL ainda não foi sancionado e diz respeito somente à premiação. A questão salarial de atletas de categorias femininas e masculinas está ligada a “algumas desigualdades mercadológicas no esporte no Brasil, principalmente no futebol”, e não sofrerá alterações com a emenda.

Conscientização e educação para igualdade de gênero

Para Murilo Fabri, ex-jogador de futebol e especialista em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP de Ribeirão Preto, cada conquista é valiosa na luta pela igualdade desportiva para homens e mulheres, já que “grandes movimentos precisam de pequenos passos”. E, no caso da premiação, assegura, é importante não só para atleta de futebol, mas “para qualquer profissão ela é sinônimo de valorização”.

Mas apesar de concordar que a medida de contribuição financeira é crucial para o desenvolvimento do esporte feminino, lembra que precisa estar alinhada a uma mudança de pensamento e apoio da população. “Conscientização é a palavra”, afirma Fabri, acrescentando que as pessoas devem ser educadas para entender e respeitar a decisão profissional de cada um. “A sociedade tem que ajudar e não atrapalhar. Cada um tem o seu direito de seguir seu sonho”, defende.

PL ainda depende de votação plenária

O PL 397/16 é de autoria da senadora Rose de Freitas, que propõe uma alteração na Lei nº 9615, de 24 de março de 1998, mais conhecida como Lei Pelé, garantindo a isonomia entre homens e mulheres em relação ao pagamento de premiações em competições esportivas que sejam financiadas com recursos públicos. 

Em agosto deste ano, um outro projeto, o PL 1416/19, que teve origem na Câmara dos Deputados, foi retirado de pauta pelo Senado Federal após a constatação de que os dois projetos possuíam propostas semelhantes. Foi mantido então o PL 397/16, que teve parecer favorável em duas comissões da Câmara dos Deputados, mas precisou retornar ao Plenário após alterações no texto da lei.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.