Alex Ferreira explica o que é cenário do ponto de vista da economia

“Cenários são características naturais dos indivíduos, que os ajudam a filtrar informações relevantes e de forma mais rápida”, diz Ferreira

 22/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/10/2016 as 14:53
globe
Visual Hunt

Em sua coluna desta semana, o professor Alex Ferreira analisa o que se pode considerar um termo recorrente no noticiário econômico e entre os economistas, de modo geral: o cenário.

Amparado em experiências prévias, ele diz que cenário é diferente de previsão – esta “é baseada no passado, do qual se busca inferir o futuro. Já cenário é uma história, que não tem o objetivo de acerto”.

Em outro trecho, ele argumenta que as pessoas “têm uma capacidade natural de formular cenários, revisitá-los constantemente, atualizá-los e otimizá-los”.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.