Além de afetar a estética, varizes podem levar a problemas mais sérios de saúde

O problema atinge um terço da população e as mulheres são maioria, segundo Walter Campos

 18/10/2021 - Publicado há 3 anos
Por
A doença não tem cura e o tratamento pode ser clínico, com medicamento via oral e uso de meias elásticas ou cremes para aliviar os sintomas – Foto: Les Stockton/Flickr-CC
Logo da Rádio USP

Muito além da questão estética, as varizes são veias superficiais, dilatadas e tortuosas que  podem apresentar várias manifestações clínicas, que vão de vasinhos vermelhos ou azulados, considerados problemas estéticos, até veias mais dilatadas e tortuosas, que podem produzir inchaços nas pernas, manchas e, em casos mais graves e avançados, pode ocorrer a perda de elasticidade da pele e do subcutâneo do tornozelo, a dermatofibrose.

O médico Walter Campos, coordenador do Grupo de Doenças Venosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular de São Paulo, conta que o caso mais grave da evolução da insuficiência é a úlcera venosa, que atinge de um a um e meio por cento da população.  No verão, os sintomas são acentuados e as mulheres são as mais afetadas pelo problema. “Queimação, peso, dor na perna ao final da tarde ou que piora no verão, por causa do calor, ou durante o período menstrual, são alguns sintomas. Gravidez, anticoncepcionais, trabalhar muito tempo em pé também podem acentuar o problema”, lembra Campos.       

A doença não tem cura. O tratamento pode ser clínico, com medicamento via oral e uso de meias elásticas ou cremes para aliviar os sintomas. No entanto, isso não faz desaparecer as varizes e não impede o aparecimento de novas veias. Injeções de medicamentos e lasers transdérmicos e um aparelho de radiofrequência, desenvolvido no Centro de Empresas de Tecnologias da USP, também auxiliam na melhoria do problema. No caso das veias mais calibrosas, o tratamento pode ser feito com injeção de espuma e cirurgia. Os procedimentos para tratar a doença seguem em constante atualização, e hoje em dia o que há de mais moderno é a  termoablação da safena, lembra Campos. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.