Agricultura de precisão traz inovação tecnológica para o campo

Inserção de mecanismos digitais busca intensificar a produção e otimizar a lucratividade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Segundo o professor do Departamento de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, José Molin, a digitalização é o grande adicional que a agricultura pode receber na virada do século XX para o século XXI.

Digitalização deve mudar a agricultura no país – Foto: Divulgação/SNA-SP

A agricultura de precisão introduz inovações tecnológicas que trazem mais sistematização para produção no campo. No entanto, o professor explica que a aplicação de métodos já conhecidos nas cidades enfrenta desafios de adaptação na área rural. Um exemplo é a conectividade de equipamentos, que deve ser realizada sem o sinal de celular.

Além disso, ele conta que a taxa de lucratividade baixa da agricultura traz a necessidade de aplicação de tecnologias de baixo custo.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina da USP e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Textos relacionados