Agora é com a gente!… Para melhor entender o Antropoceno

Colunista destaca a importância do Museu do Amanhã para a compreensão do Antropoceno como nova época e a ciência do Sistema Terra

 11/04/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Para o professor José Eli da Veiga, uma visita ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, permite se familiarizar com o que vem a ser o Antropoceno e a ciência do Sistema Terra. Há tempos, o colunista vem trabalhando para que um maior número de pessoas, principalmente estudantes de ensino médio, de graduação e pós, comecem a entender o que significa a oficialização do Antropoceno e a ciência do Sistema Terra. Segundo o colunista, a definição do Antropoceno como nova época após o Holoceno  ̶  que durou quase 12 mil anos  ̶  tem a ver com o grande surto de agressões humanas à biosfera, desde meados do século passado. “O Museu do Amanhã, quando foi concebido, deu muito destaque a esses temas”, ressalta Eli da Veiga.

E na próxima terça, dia 16, às 17 horas, o Museu do Amanhã promoverá o encontro Agora é com a gente: Um debate sobre Antropoceno e Ciência do Sistema Terra. O evento terá a mediação da jornalista Amélia Gonzales, especialista em sustentabilidade e blogueira do G1, e participação do economista Sérgio Besserman Viana, atual diretor do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, e do deputado estadual Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente. Na oportunidade, Eli da Veiga proferirá uma palestra e apresentará o livro de sua autoria O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, publicado pela Editora 34.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.