África exige da Europa devolução de seu patrimônio

Não é normal que seus filhos tenham que ir à Europa para prestigiar o patrimônio de seu país, diz porta-voz nigeriano

 25/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/07/2018 as 13:47
Por

Após a independência de grande parte de seus países, um movimento, não tão novo assim, está fazendo com que várias nações africanas exijam da Europa a devolução de objetos preciosos que, segundo eles, foram roubados. Nesse contexto, outros países que foram colonizados pelo velho continente podem acabar sendo influenciados, incluindo alguns da América Latina, como o Brasil.

O porta-voz do governador do Estado Edo, onde ficava o antigo Reino de Benin, na Nigéria, acredita não ser normal que seus filhos tenham que ir à Europa para prestigiar o patrimônio de seu país. Para esclarecer mais sobre esse assunto, a conversa é com a professora Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua, mestra e doutora em História Social pela USP, autora do livro da Editora Alameda/Fapesp, e coautora do livro África em Artes, do Museu Afro Brasil.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.