Adilson Citelli fala sobre o preconceito linguístico

Adilson Citelli comenta que o preconceito linguístico é o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas

 10/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/08/2020 as 9:15

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Adilson Citelli, professor titular do Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes, da USP. Citelli comenta o preconceito linguístico, que é o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas, tais como variação social, que envolve a classe social e o grau de escolaridade; variação estilística, a forma peculiar do indivíduo se expressar, por meios de gírias, por exemplo; variação geográfica, o sotaque e a forma de expressão regional; variação histórica, quando o indivíduo utiliza expressões pejorativamente chamadas de ultrapassadas ou fora de uso.

 Adilson Citelli é autor das obras:  “Linguagem e Persuasão” (Editora Ática); “Romantismo” (Editora Ática); “Outras Linguagens na escola” (Editora Cortez);  Comunicação e Educação: a linguagem em movimento (Editora Senac); “Roteiro de Leitura: os ‘Sertões’, de Euclides da Cunha” (Editora Ática); “O texto argumentativo” (Editora Scipione); “Educomunicação: imagens do professor na mídia” (Editora Paulinas); “Palavras: meios de comunicação e educação” (Editora Cortez); coordenador da série “Aprender e Ensinar com Textos não escolares” (Editora Cortez).


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.