Acervo de Fábio Penteado é exposto em Portugal

A Casa da Arquitetura do Porto recebeu doação de parte do arquivo do arquiteto para sua coleção de arquitetura brasileira

No comentário desta semana, o professor Guilherme Wisnik fala sobre a exposição Irradiações, do arquiteto Fábio Penteado, com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, inaugurada no fim de fevereiro, na Casa da Arquitectura de Portugal, no Porto, um centro de referência internacional de guarda de acervo que vem se voltando cada vez mais para a arquitetura brasileira.

Alguns trabalhos importantes de Fábio Penteado são a Sede Harmonia de Tênis (1964), em São Paulo, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em 1992, e a Torre do Anhangabaú (1994), premiado na 7ª Trienal Mundial de Arquitetura em Sófia, na Bulgária.

A Casa da Arquitectura recebeu a doação de cerca de 400 itens (desenhos, fotografias e documentos) do Arquivo Fábio Penteado para integrar sua Coleção Arquitetura Brasileira, que já conta com um acervo com cerca de 50 mil itens.

A exposição fica em cartaz até 26 de maio.

Acompanhe o comentário completo no link acima.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 140
  •  
  •  
  •  
  •