Abuso de analgésico pode levar à dor de cabeça crônica

Entre 1% e 2% da população abusa de analgésico: pessoas com depressão e ansiedade são as mais atingidas

Nesta edição, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o uso excessivo de analgésico, que pode causar dores crônicas, como a típica dor de cabeça.

De acordo com o professor, o abuso de analgésico é identificado pelo seu uso excessivo, recorrente e contínuo por pelo menos três meses, levando à cefaleia crônica diária. Com um tratamento dividido em partes, o paciente tem que ser educado e aconselhado para a redução de ingestão de medicação diária.     

Pontes Neto fala que “mulheres e pessoas que têm depressão, ansiedade e dores crônicas estão mais propícias a abusar de analgésico e a desencadear uma dor de cabeça crônica”.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •