ABNT publica primeira Norma Técnica para Cidades Sustentáveis

O regulamento estabelece indicadores que possibilitam a medição do desenvolvimento sustentável

 17/04/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do grupo de ensino e pesquisa Engenharia e Planejamento Urbano, Alex Abiko, explica ao Jornal da USP a importância da publicação.

Ele detalha que a busca acadêmica era por um sistema técnico a ser aplicado no Brasil. Nessa pesquisa, foi encontrada uma norma da Organização Mundial de Normalização (ISO). No processo, o sistema foi traduzido e adaptado para a realidade brasileira.

Com a aprovação e publicação por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são estabelecidos indicadores de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Através desses indicadores, as medições são agora possíveis.

O professor explica que se trata de um processo participativo, que já tem a contribuição do Ministérios das Cidades, Caixa, Sabesp, entre outras entidades.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.