A retrospectiva de Artur Lescher é destaque na cidade

O artista paulistano está na Estação Pinacoteca, apresentando a sua trajetória em 120 trabalhos

 08/04/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

A retrospectiva Suspensão, do artista paulistano Artur Lescher, com 120 trabalhos entre esculturas, maquetes, instalações e cadernos de desenho é a mostra recomendada por Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens (clique o player acima). Com a curadoria de Camila Bechelany, a mostra em cartaz na Estação Pinacoteca destaca os momentos mais importantes da trajetória do artista.

“A exposição ocupa o quarto andar do edifício e está dividida em três partes: Narrativas Líquidas, Suspensão — a sala que dá nome à mostra — e Engenharia da Memória”, descreve Beiguelman. “Na variedade de  formas que ocupam o espaço, chama a atenção a capacidade de Lescher de tensionar as relações de peso e leveza a partir da exploração dos materiais.”

Segundo Beiguelman, essa tensão fica patente na sala Suspensão. “Um conjunto de 30 pêndulos parece desafiar as possibilidades de equilíbrio no espaço e nos insere em um território absolutamente mágico, no qual estruturas nos colocam em uma espécie de hiato do tempo e do espaço. Os pêndulos se articulam com as colunas de ferro do edifício e criam uma paisagem paradoxalmente insólita, onde o peso das estruturas parece flutuar, criando um regime de suspensão dos corpos no ar.”

Beiguelman orienta o visitante a observar a relação da escultura de Arthur Lescher com a arquitetura, na sala Engenharia da Memória. “Há uma expansão para o entorno urbano, por meio da integração das obras à paisagem, através das grandes janelas que se abrem para o exterior.”

Para saber mais sobre a mostra Suspensão, de Arthur Lescher, acesse: www.desvirtual.com. Ouça a íntegra da coluna Ouvir Imagens acessando o link acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.