A paradoxal relação de alguns setores da USP com a ditadura militar

Esta edição do “Diversidade em Ciência” trata também da figura do escritor Monteiro Lobato como empresário e editor

 03/06/2019 - Publicado há 5 anos
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e historiadora Alice Mitika Koshiyama, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, autora do livro Mulheres Jornalistas: Opções Profissionais para a Construção da Cidadania (Editora Com-Art). Ela fala sobre o equívoco de se fazer anacronismos nos registros históricos e jornalísticos. Para ela, o anacronismo é um erro cronológico, que consiste em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo.
Nesse sentido, analisar, por exemplo, Monteiro Lobato, fora dos contextos históricos e sociais dos anos 1930, reduz esse personagem a apenas alguns aspectos e isso, para ela, seria um grave erro. Apesar de ter sido conservador em muitos aspectos, Monteiro Lobato foi um dos primeiros grandes editores do Brasil.  Durante o programa, Alice também fala sobre o livro que publicou : Monteiro Lobato: Intelectual, Empresário, Editor (Edusp). “Mas é preciso entender que Monteiro Lobato foi um empreendedor romântico, porque nunca os seus negócios deram dinheiro”, afirma.
Alice Mitiko fala sobre o equívoco de se fazer anacronismos nos registros históricos e jornalísticos – Foto: Ricardo Alexino Ferreira
Detentora do Prêmio Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo Brasileiro, outorgado em 2018 pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, ela aborda ainda o período pós-64 no Brasil e a paradoxal relação de alguns setores da USP com a ditadura militar, que é sua pesquisa mais recente.
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.