“A informação hoje é um novo petróleo”, afirma Glauco Arbix

Segundo ele, a integração de conhecimento cria ambientes inovadores e de inventividade

O assunto da coluna de hoje é sobre a quantidade gigantesca de dados que circulam pelo mundo e que acabam se consolidando em banco de dados que favorecem a criação de tecnologias chamadas machine learning, viabilizadas por computadores muito poderosos em sistemas de armazenamento de dados.

O professor Glauco Arbix conta que a China praticamente aboliu cartão de crédito, porque todo mundo paga suas contas, ou qualquer tipo transação econômica, pelo seu smarthfone, o que permite que essas empresas ofereçam esses serviços, detenham dados e os utilizem para conhecer os usuários dos seus sistemas.

“A informação é um novo petróleo’, afirma Arbix. “Cresce de forma significativa no mercado de trabalho europeu a demanda por profissionais das áreas de antropologia, sociologia, filosofia, psicologia, para que seus conhecimentos sejam fundidos com os estatísticos, matemáticos, engenheiros, físicos, químicos. É essa mescla que permite trabalhar esse banco de dados gigantescos, de forma que possam ser inteligíveis. A integração de conhecimento cria ambientes inovadores e de inventividade.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •