A imprensa precisa reaprender a noticiar os problemas da sociedade

O público vem demonstrando predisposição para não consumir notícias que não trazem soluções para os problemas complexos da sociedade

Os dados de acesso do site de notícias mostram que o público britânico é ávido por notícias sobre o Brexit. O professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta a contradição que existe neste fato, explicando que as pessoas dizem ter necessidade de se informar de alguns assuntos bem sérios e demonstram uma predisposição para não consumir essas notícias. Para Lins da Silva, o que talvez explique esse fato seja a maneira como os jornalistas não estão realizando bem o seu trabalho. “Eles apresentam assuntos complexos de maneira complexa”, destaca.

Lins da Silva acredita que haja uma necessidade de se fazer uma cobertura de forma mais atraente e que ajude as pessoas a se engajarem na solução dos problemas. “Há uma tendência na imprensa em mostrar que os problemas bastante complicados da sociedade não têm solução e isso tem aparentemente levado o público a rejeitar mais informações do assunto por não ver saída para os problemas.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •