A importância do fio dos equipamentos eletrônicos

O fio não só transmite como também protege e dá qualidade ao sinal digital

 14/12/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O professor Luli Radfahrer, nesta edição, comenta a grande quantidade de fios dos equipamentos eletrônicos e explica o porquê de não nos livramos deles. “O fio não é apenas um duto de transmissão de sinal, mas também é um cabo de isolamento. Quando transmito o sinal por fio, o nível de interferência é muito baixo, costuma ser rápido, e precisa porque entra pouco ruído”, observa.

Para Radfahrer, o fio não só transmite, mas também protege. No ambiente urbano, com muita interferência, o sinal digital usa muita redundância, e para garantir que o sinal enviado esteja impecável, ele torna esse sinal muito mais lento. O fio ainda é, em um ambiente cheio de sinais de rádio, a garantia de qualidade.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Datacracia.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.