A força do agronegócio também passa pelas cooperativas

São 1,6 mil cooperativas do setor que incentivam os produtores

 15/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Se o agronegócio tem a pujança que tem na economia brasileira, muito se deve às cooperativas que atuam no setor. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Elas são responsáveis por quase metade do PIB agrícola.

Existem no Brasil 1,6 mil cooperativas agropecuárias, que envolvem 181 mil produtores e empregam 1 milhão de trabalhadores. Embora esses números sejam expressivos, eles podem ser considerados conservadores.

Segundo o professor Davi Rogério de Moura Costa, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e especialista em cooperativismo, existem outros dois tipos de cooperativas que atuam no setor e que não estão nos dados levantados pelo IBGE. Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.