A exemplo do corpo, a voz também envelhece

A esse envelhecimento se dá o nome de presbifonia, cujos sinais começam a ser notados por volta dos 60 anos

 04/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

A presbifonia é o envelhecimento considerado fisiológico da voz, que acompanha o envelhecimento do corpo. Katia Nemr, professora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, explica que os sintomas começam a ser notados próximos dos 60 anos de idade. Os idosos começam a perceber uma alteração na voz ao falar ou cantar, rouquidão ou rugosidade, ou mesmo uma fraqueza na intensidade da voz.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A pesquisadora cita alguns fatores de risco que podem acentuar o problema e até mesmo adiantar seu aparecimento. Entre eles, cita abuso de cigarros, bebidas alcoólicas, abusos vocais e a falta de aquecimento e desaquecimento da voz.

Como forma de prevenção, é recomendado manter uma boa hidratação, evitar alimentos condimentados ou com excesso de leite, pois provocam muco, praticar atividades físicas, ter postura corporal adequada e não se expor demais ao ar condicionado. Caso apresente sinais da presbifonia, deve-se procurar um otorrinolaringologista, que encaminhará o paciente ao fonoaudiólogo.

Ouça a matéria na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.