82% dos brasileiros não confiam na Câmara dos Deputados, aponta colunista

A pesquisa, realizada em 2014, mostra que os brasileiros estão cada vez mais inseguros em relação à Câmara e aos partidos políticos

 26/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 19:02

cab_jose_alvaro

20101010_Congresso_colunistalvaro
Congresso – Wikimedia/Fabiana Domingues de Lima

Para José Álvaro Moisés, a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Presidência da Câmara dos Deputados tirou a casa de uma situação crítica. Segundo ele, o ex-presidente Eduardo Cunha usava a Câmara para governar em causa própria ou para favorecer seus aliados do chamado “Centrão”. Por vezes, Cunha levava as famosas “pautas-bomba” ao plenário com propostas extremamente conservadoras e que geralmente contrariavam o consenso da população.

Por conta desta ingerência, a Câmara ficou desacreditada aos olhos do povo. Segundo dados do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs) da USP, a desconfiança quanto à Câmara dos Deputados a aos partidos políticos tem crescido nos últimos anos. Em 2006, 79% dos entrevistados manifestaram esta insegurança; em 2014, o número subiu para 82%.

Ouça o comentário completo de José Álvaro Moisés na coluna “A Qualidade da Democracia”:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.