21 de março representa o dia da equidade social

Para colunista, a data pode ser considerada o início do ano na promoção de reflexões sobre o racismo no Brasil e no mundo

 28/03/2017 - Publicado há 7 anos

cab_alexino

Na coluna “Diversidades” desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira trata da comemoração do Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Instituída em 21 de março de 1969, a data rememora o massacre de Shaperville, que ocorreu nos arredores de Joanesburgo, na África do Sul, em março de 1960, em pleno Apartheid. O massacre ocorreu quando manifestantes contrários à Lei do Passe, que limitava a circulação dos negros, foram mortos pela polícia. O acontecimento marcou o início do fim do regime segregacionista sul-africano.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.