2016, o ano que não acabou

Inflação desacelerou no Brasil, mas perspectiva não é positiva

 26/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/03/2017 as 14:21

cab_gilson

Para o professor Gilson Schwartz, 2016 – que conheceu abalos nas áreas política, econômica e tecnológica – não quer acabar. As perspectivas para a economia mundial em 2017 não são nada animadoras, no sentido de que deverá entrar numa rota de longo prazo de baixo crescimento e crescente exclusão. A crise de 2008 ainda é um marco. Por outro lado, as políticas públicas têm procurado visar exclusivamente ao lucro, o que acaba levando a um aumento brutal na concentração de renda, sem que haja qualquer outra outra compensação.

Para o Brasil, que ainda se encontra numa situação bastante frágil, o cenário é igualmente desanimador para este ano que se inicia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.