Com-Arte, editora-laboratório da ECA-USP, ganha seu primeiro Prêmio Jabuti

Thiago Mio Salla é professor do Depto de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP;
Pedro Tajiki Salles é aluno do Curso de Editoração

18/12/2018 - Publicado há 5 anos
Thiago Mio Salla -Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Pedro Tajiki Salles – Foto: Arquivo pessoal
Em cerimônia realizada no Auditório do Ibirapuera no dia 8 de novembro, foram anunciados os ganhadores do Prêmio Jabuti 2018. Dentre os laureados está o livro Design de Capas do Livro Didático, de Didier Dias de Moraes, ganhador na recém-criada categoria Economia Criativa. Trata-se da primeira vez que a Com-Arte, editora-laboratório do Curso de Editoração da ECA/USP, está entre o seleto grupo de vencedores do mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O volume em questão, feito em coedição com a Edusp, promove um resgate fartamente documentado das capas dos livros didáticos publicados pela editora Ática nos anos 1970 e 1980, período durante o qual o design desse gênero de obras se equiparou ao melhor design encontrado em outros veículos de cultura no Brasil. Mais especificamente, em tal momento de expansão da indústria cultural e de criação de novas referências de gosto entre os jovens, vivia-se aquilo que Didier define como “nova visualidade” colocada em prática por editores e capista da referida casa editorial, que então via uma fase de vertiginoso crescimento.

Capa do livro Design de Capas do Livro Didático, de Didier Dias de Moraes, lançado pela Editora da USP – Foto: Reprodução / Capa Design de Capas do Livro Didático

Design de Capas do Livro Didático integra a coleção Memória Editorial, publicada desde 1999 pela Com-Arte. O objetivo de tal conjunto de obras é divulgar pesquisas acerca da produção editorial brasileira, de modo a resgatar sua história e analisar os principais projetos e iniciativas que contribuíram para a consolidação desse mercado no País. A coleção que, atualmente, perfaz 11 títulos e reafirma a parceria entre Com-Arte e Edusp, tem sido ampliada e o ritmo acelerado nos últimos anos, dado, sobretudo, o incremento de pesquisas no campo da história do livro e da edição (veja abaixo a lista de títulos já publicados).

Se a obra de Didier sagrou-se vencedora no Jabuti deste ano, a Com-Arte já contou com dois livros dentre os finalistas do prêmio em 2017: Diplô: Paris – Porto Alegre, de Juliana Sayuri, na categoria Comunicação, e O Mar e o Búzio, de Bruno Palma, na categoria Poesia. Se naquele momento o crescente processo de profissionalização das atividades da Com-Arte, que se intensificou nos últimos anos com a ampliação de nosso catálogo, começava a ter seus frutos mais amplamente valorizados, agora se trata da coroação de tal processo. Todavia, não se trata de um ponto de chegada, mas sim de início de uma nova fase, na qual alunos e professores do curso de Editoração continuarão trabalhando conjuntamente com o objetivo de fazer da Com-Arte uma editora de ainda mais destaque no universo do livro e da edição no Brasil.

A Com-Arte (www.usp.br/cje/comarte/)

Criada em 1972, a Editora-Laboratório Com-Arte destaca-se, ao longo de sua história, como um espaço de experimentação onde os graduandos em Editoração da ECA/USP podem pôr em prática o que aprendem ao longo do curso. Em linhas gerais, seu objetivo primordial é a busca de aperfeiçoamento nas artes da edição e nos mecanismos de promoção e distribuição do livro. As atividades-síntese realizadas pela Com-Arte vinculam-se aos três módulos das disciplinas intituladas Laboratório de Produção Editorial I, II e III, mas também abarcam projetos e demandas de outras disciplinas da grade curricular do curso de editoração.

[cycloneslider id=”capa_livro”]

.

Outros títulos da Coleção Memória Editorial

– Rodrigo Camargo de Godoi. Um Editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861), 2016.

Rei do Livro: Francisco Alves na História do Livro e da Leitura no Brasil. Org. por Aníbal Bragança, 2016.

– Rosângela Oliveira Guimarães. Todos por Um: Edições de Alexandre Dumas no Brasil, 2016.

Paula Brito: Poeta, Editor, Artífice das Letras. Org. por José De Paula Ramos Jr.; Marisa Midori Deaecto; Plínio Martins Filho, 2010.

–Gustavo Alejandro Sorá, Brasilianas: José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro, 2010.

– Aníbal Bragança. Livraria Ideal: Do Cordel à Bibliofilia, 2009.

– Alice Mitika Koshiyama. Monteiro Lobato: Intelectual, Empresário, Editor, 2006.

– Leilah Santiago Bufrem. Editoras Universitárias no Brasil: Uma Crítica para a Reformulação da Prática, 2001.

– Sonia Amorim. Em Busca de um Tempo Perdido: Edição de Literatura Traduzida pela Editora Globo (1930-1950), 2000.

– Elisabeth Torresini. Editora Globo: Uma Aventura Editorial, 1999.