Carta aberta aos deputados da Alesp

Por Vanderlei S. Bagnato, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP

Editorias: Artigos - URL Curta: jornal.usp.br/?p=358098
Professor Vanderlei Salvador Bagnato – Foto: Francisco Emolo/Banco de Imagens USP
Prezado deputado,

Como cidadão do Estado de São Paulo, tenho interesse no progresso e otimização do Estado para podermos vencer de forma adequada a atual crise instalada. Se, por um lado, concordo com otimizações e renovações necessárias, por outro, temo mudanças em setores que comprovadamente funcionam como molas propulsoras do desenvolvimento do Estado.

Imagine o Estado de São Paulo com uma universidade estadual fraca e com uma Fapesp deficitária? Estaríamos promovendo um enorme retrocesso, com grandes impactos sociais, econômicos e mesmo políticos. Somos referência nacional pois já há anos tratamos formação de pessoas, geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico com maturidade.

O papel das universidades estaduais e da Fapesp na realidade do Estado não é insignificante. Dezenas de milhares de empregos gerados, milhares de novas empresas de tecnologia formadas, atração de investimentos externos e, mais importante, cuidado de nossa população com aquilo que há de mais moderno em tratamentos para a saúde. Tudo isto tem sido feito pelas universidades estaduais e principalmente pela Fapesp.

Desta forma, solicito seu empenho para votar contrário ao Artigo 14 do Projeto de Lei 529/2020 e ao Artigo 3º das Disposições Transitórias. Qualquer forma de retirada de recursos das universidades públicas paulistas e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é um mau exemplo de cidadania para com este Estado, que poderá ter consequências irreparáveis.

Valorizo a democracia, amo este Estado e confio em nosso Legislativo para ser coerente e correto nos assuntos relevantes.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.