A produção da Universidade em vídeos da Pós-Graduação

Por Celia R. S. Garcia, professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

03/10/2019 - Publicado há 4 anos
Célia Regina da Silva Garcia – Foto: Leonor Calasans / IEA

A produção de ciência, tecnologia e inovação é fundamental para o desenvolvimento do País e a participação dos pós-graduandos é central nesse processo.

Sem dúvida, há uma crescente demanda da sociedade em relação à Universidade. Intensificar a comunicação com a sociedade é importante para que esta valorize ainda mais a missão da Universidade em educar, produzir e difundir o conhecimento.

A USP exerce um papel protagonista em educação e produção de ciência e tecnologia no Estado de São Paulo e no País. Os cerca de 30 mil estudantes de Pós-Graduação da USP, distribuídos em dez grandes áreas, são de importância vital na produção do conhecimento e educação e, nesse sentido, o apoio da sociedade é fundamental para a continuidade dessa missão.

O edital do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação teve como objetivo reconhecer e premiar apresentações em vídeo de alunos de doutorado e mestrado inscritos da Universidade de São Paulo em grandes áreas de conhecimento. O Prêmio Vídeo visa a estimular a constante busca pela excelência bem como aprimorar a habilidade de comunicação dos estudantes com a sociedade.

Nesta que foi a primeira edição do prêmio, foram contemplados dez trabalhos por grandes áreas de conhecimento. Os vídeos, com duração máxima de três minutos, encaminhados pelos Programas de Pós-Graduação, foram avaliados por dez comissões julgadoras do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação.

O resultado foi divulgado na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação no dia 9 de setembro de 2019 e os vídeos estão obtendo um número considerável de visualizações. Cada um dos vencedores receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. O orientador da tese de cada grande área do conhecimento receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até mil reais.

Em adição, e por votação dos presentes no Auditório Camargo Guarnieri no último dia 13 de setembro e como parte dos eventos de comemoração dos 50 anos da Pós-Graduação, foi escolhido o Grande Prêmio entre os premiados nas diferentes áreas de conhecimento. Este foi conferido a Guilherme Telles, da área de Saúde II, que receberá o valor adicional de R$ 5 mil.

Uma característica do sucesso desse edital foi a ampla adesão por parte da Pós-Graduação, pelo envio de cerca de 500 vídeos em tempo relativamente curto (cerca de um mês) a partir da indicação de 167 Programas de Pós-Graduação. Todos os vídeos que concorreram ao prêmio serão postados na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Assista, na playlist a seguir, aos vídeos selecionados no Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP: