“Nenhuma história se resume a apenas uma palavra”

Nesta reportagem especial, conhecemos a história de Márcio Rogério Penha, funcionário de um dos laboratórios do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Por
 22/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/05/2020 as 9:58
Jornal da USP +
Jornal da USP +
"Nenhuma história se resume a apenas uma palavra"
/

Como você resumiria a sua história? Na nova edição do Jornal da USP +, conversamos com Márcio Rogério Penha, funcionário de um dos laboratórios do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Com mestrado e doutorado em Psicobiologia pela USP, Márcio possui uma longa carreira de trabalho e pesquisa, e sua trajetória foi intermediada por uma doença na retina chamada degeneração tapetorretiniana, que afetou drasticamente sua visão. Entretanto, ao narrar sua própria história, o especialista evita resumi-la na palavra “superação”.

Seu primeiro contato com a área de Biologia ocorreu quando era adolescente, por intermédio do pai que trabalhava no Laboratório de Genética da FMRP. Após transitar por outros ambientes de pesquisa, decidiu que essa área seria sua vida. Formado em Biologia no Centro Universitário Barão de Mauá, Márcio completou sua pós-graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Ao contar sua jornada, Márcio defende a importância de se escolher as palavras certas e, com isso, reforça sua interpretação pessoal sobre como deveríamos enxergar nossas qualidades de todas as maneiras possíveis.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Roteiro: Pedro Ezequiel
Foto: Montagem sobre foto cedida pelo site História do Dia
Produção: Denis Pacheco
Edição: Denis Pacheco


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.