Não se pode associar Islã à violência, diz colunista

A professora Marília Fiorillo cita exemplos históricos que demonstram que o islamismo nunca foi sinônimo de violência

 26/06/2017 - Publicado há 7 anos

Na coluna “Conflito e Diálogo” desta semana, a professora Marília Fiorillo trata da destruição da Grande Mesquita de Al-Nuri, em Mossul, no Iraque, pelo autoproclamado Estado Islâmico, o qual, nas palavras da colunista, nada tem a ver com Estado e muito menos com islamismo. Ela lembra que o grupo terrorista tornou-se notório pela destruição de templos e santuários considerados patrimônios da humanidade. Basta recordar a cidade de Palmira, “pérola da arquitetura e da civilização”, destruída em 2015.

A ironia, dessa vez, é que foi na mesquita de Al-Nuri que o líder do Daesh proclamou, em 2014, o seu califado, mais um claro exemplo a ilustrar que esse grupo terrorista possui uma ideologia a defender. A professora Marília observa ainda que se trata de um erro muito grande associar o Islã à violência – fazer isso é ignorar a própria história do islamismo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.