Vice-reitor participa do Fórum Inaugural do Programa de Mestrado do Dante Pazzanese

Vahan Agopyan participou do Fórum Inaugural do Programa de Mestrado e da cerimônia de diplomação da 6ª Turma do Programa de Pós-Graduação USP-IDPC

13/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 15:47

O vice-reitor Vahan Agopyan participou do Fórum Inaugural do Programa de Mestrado do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) e da cerimônia de diplomação da 6ª Turma do Programa de Pós-Graduação USP-IDPC que aconteceram no dia 10 de março.

reg. 84-16 Reitoria Cerimônia no Instituto Dante Pazzanese. Paulo da Costa Rzezinski, Eduardo Sousa, David Everson Uip, Geraldo alckmin Amanda Sousa, Vahan Agopyan, Luiz Carlos B Souza e Ari Timerman. 2017/03/10 Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A cerimônia foi realizada no Auditório Cantídio de Moura Campos Filho e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin

A diretora do Instituto, Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa, falou sobre a trajetória do instituto e de seu fundador, Dante Pazzanese, “um homem de visão aguçada que, no seu olhar perscrutador do futuro, entrevia que o ensino, a pesquisa e a inovação continuados seriam as ferramentas mais poderosas para garantir a força, o vicejar e tornar frutífera a instituição”.

Amanda também lembrou que o IDPC é uma entidade associada à USP desde 1992. “A USP teve e tem um papel verdadeiramente transformador e preponderante no processo de academização do Instituto. Não poderia ter havido influencia mais benfazeja do que a dessa universidade”, disse a diretora.

“Estamos agora usufruindo desses benefícios por causa de precursores idealistas que perceberam, ainda na década de 1950, que a pesquisa é essencial para que a prestação de serviços seja de qualidade. Mas só há uma pesquisa de qualidade quando temos o ensino que nos permite ter um corpo de pesquisadores jovens, talentosos, ávidos pelo conhecimento. Tenho certeza que esses novos jovens doutorandos, que estão sendo diplomados hoje, continuarão seguindo essa diretriz tão bem estabelecida por grandes brasileiros como o dr. Dante Pazzanese”, afirmou o vice-reitor Vahan Agopyan.

O governador Geraldo Alckmin aproveitou a oportunidade para falar dos investimentos feitos pelo Governo no Instituto Dante Pazzanese e da importância de suas realizações. “Estamos vivendo cada vez mais e devemos muito a quatro fatores principais: água tratada, vacina, antibióticos e cardiologia. São avanços da ciência que beneficiam não apenas os que vivem no Estado de São Paulo, mas que elevam a expectativa de vida de todos”, lembrou o governador.

reg. 84-16 Reitoria Cerimônia no Instituto Dante Pazzanese. Homenagem ao médico Eduardo Sousa, pioneiro da cardiologia intervencionista. Na foto: David Uip, Geraldo alckmin e Vahan Agopyan. 2017/03/10 Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A cerimônia também foi marcada por uma homenagem ao professor José Eduardo Moraes Rego Sousa (segurando a placa), patrono da Pós-Graduação do Instituto

Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Everson Uip; o presidente da Comissão de Pós-Graduação do IDPC, Ari Timerman; o diretor da Divisão de Cirurgia, Luiz Carlos Bento de Souza; e o diretor da Editora Atheneu, Paulo Rzezinski

A cerimônia também foi marcada por uma homenagem ao professor José Eduardo Moraes Rego Sousa, patrono da Pós-Graduação do Instituto, e pelo lançamento do livro “Tratado sobre Doença Arterial Coronária”.

(Fotos: Marcos Santos)