USP, Unifesp e UFRGS terão pós-graduação em Psiquiatria

Um acordo de cooperação acadêmica, assinado entre a USP, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), permitirá a criação de um Programa de Pós-Graduação Especial Internacional Tripartite em Neurociência Translacional do Desenvolvimento.

 19/11/2015 - Publicado há 8 anos
Por
994X5774edited
(Da esq.p/dir.) A reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili; o reitor Marco Antonio Zago; o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, na assinatura do convênio

Um acordo de cooperação acadêmica, assinado entre a USP, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), permitirá a criação de um Programa de Pós-Graduação Especial Internacional Tripartite em Neurociência Translacional do Desenvolvimento.

A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no dia 18 de novembro, no Salão de Atos da Reitoria, e contou com a presença do reitor Marco Antonio Zago; da reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili; e do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto.

O programa tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros para desenvolver o Doutorado no campo de Psiquiatria do Desenvolvimento.

Serão selecionados 18 pós-graduandos — quatro estudantes de Doutorado e dois candidatos ao Pós-Doutorado por ano (dois ligados a cada instituição), durante o período de três anos.

O programa conta com orientação e aprendizagem dos Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Instituto de Psiquiatria da USP e o Departamento de Psiquiatria da UFRGS. Cada instituição nomeará um coordenador responsável que implementará o programa, projetos de pesquisa e todas as atividades que envolverão o convênio.

As vagas serão anunciadas nacional e internacionalmente, por meio de jornais científicos reconhecidos, e serão selecionados com base no currículo e potencial para a ciência apresentado. A seleção se dará por um grupo formado por orientadores indicados pelos Departamentos de Psiquiatria das três instituições.

Os estudantes envolvidos no programa de intercâmbio circularão pelas três instituições. Prevê-se também que, durante o curso, disciplinas sejam oferecidas em inglês.

“É promissora a cooperação entre os três grupos de excelência e a competência estabelecida nas três Universidades. Esse acordo, certamente, servirá de modelo para outras instituições brasileiras”, avaliou o reitor da USP, Marco Antonio Zago.

Para a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, o acordo representa uma nova fase. “Temos que acolher e dar boas-vindas a ideias como essa. É uma iniciativa que reproduzirá o conhecimento e será modelo para outras áreas. Isso dará visibilidade internacional às instituições”.

O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, acredita que essa parceria acadêmica mostra o potencial que as instituições possuem. “Ao reunir especialistas de universidades reconhecidas academicamente, temos a certeza de que essa cooperação avançará em qualidade”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional da USP, Raul Machado Neto; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Marcelo Cândido da Silva; o professor titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, Eurípedes Constantino Miguel; o professor do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Jair Mari; e o diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade da UFRGS, Luis Augusto Paim Rodhe.

(Foto: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.