USP oferece material de apoio para participantes da Olimpíada Brasileira de Física

Projeto de extensão do Instituto de Física da USP preparou vídeos com resoluções detalhadas de exercícios das provas da segunda fase da Olimpíada 

 24/09/2024 - Publicado há 3 meses
Aluno explica exercícios de física na lousa e ao lado há duas telas passando vídeos do Youtube com outros professores
Alunos do Instituto de Física da USP criaram vídeos com resoluções da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – Foto: Reprodução/Youtube IF USP

.
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um tradicional evento organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), aberto à participação de alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todos os estados brasileiros. Seu objetivo é, principalmente, incentivar os jovens estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental a se interessar por ciências básicas em geral, com ênfase em Física. Anualmente, a OBFEP entrega prêmios (medalhas de bronze, prata e ouro) para os estudantes que atingem as notas mais altas nas provas, e também oferece reconhecimento para as escolas e professores responsáveis pela participação dos medalhistas. 

Para auxiliar os participantes da Olimpíada, o Instituto de Física (IF) da USP preparou um material de apoio: vídeos com resoluções detalhadas de exercícios da Olimpíada. O Projeto de Apoio a Professores e Estudantes Participantes da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é uma iniciativa do Instituto de Física, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP, e já disponibilizou uma primeira parte de materiais, composta de vídeos de resolução de exercícios da segunda fase das provas de 2015 e 2022, que pode ser acessada no canal do Instituto de Física no YouTube, ou na página do projeto  Novos materiais serão continuamente disponibilizados.

O projeto do IF tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação entre escolas e professores de física das escolas públicas (principalmente do estado de São Paulo) com o próprio instituto, por meio da disponibilização de material de estudo corretamente elaborado e adequadamente apresentado, a fim de incentivar uma maior participação na OBFEP. Os vídeos são realizados por graduandos de licenciatura do IF, e além de servirem de apoio aos estudantes que participam da OBFEP e aos professores que os orientam, também são uma resposta a uma frequente demanda de diversos professores de escolas públicas.

Ao longo dos últimos cinco anos, tenho participado da OBFEP como coordenador estadual (do estado de São Paulo), sendo, portanto, responsável por diversas atividades que fazem parte da organização dessa Olimpíada. Esse contato com o evento me permitiu observar que o Instituto de Física da USP pode realizar uma contribuição realmente importante para incentivar a participação de mais e mais estudantes do nosso estado, contatando proativamente professores e escolas, e oferecendo diversos materiais de divulgação e principalmente de estudo, que possam ser aproveitados para a preparação das alunas e alunos que queiram participar do evento. Essa tarefa é também uma resposta à demanda que vários professores e professoras de escolas públicas solicitam em relação ao evento mencionado, e também uma forma de aproximar nosso Instituto com as escolas públicas do estado”, comenta o pesquisador Daniel Cornejo, responsável pelo projeto e supervisor do material.

Clique no player e confira um dos vídeos do projeto:

 

Acesse o Projeto de Apoio a Professores e Estudantes Participantes da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas neste link ou pela playlist Resolução de Exercícios OBFEP, no YouTube do IF clicando aqui.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.