Campanha contra hanseníase atinge todo o País

A doença de Hansen é um mal que ainda aflige o Brasil. São 30 mil novos casos por ano

 20/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 15/01/2019 as 13:26

Acompanhe a entrevista do jornalista Ferraz Jr. com o professor Marco Andrey (FMUSP/RP):

Logo da Rádio USP

 

O Brasil ainda é considerado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS,  um país endêmico para a hanseníase. São cerca de 30 mil novos casos por ano.

20170120_00_janeiro_roxo

Para chamar a atenção da sociedade, a OMS instituiu o último domingo de janeiro como Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase e, ao longo do mês, diversas atividades são feitas para alertar a população. É o chamado Janeiro Roxo.

O professor Marco Andrey, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, é também presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia. Ele falou sobre a importância da campanha, que acontece no País inteiro.

O professor Marco Andrey é também coordenador do Centro de Referência em Hanseníase do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde na definição e aplicação de políticas públicas no combate à hanseníase em vários Estados do País.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.