Novo programa da Rádio USP aborda o mundo do teatro

“Rádio Tusp” vai ao ar semanalmente a partir deste sábado, dia 18, às 18 horas

 16/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Ilustração do Jornal da USP com icon de Flaticon

 

Ao longo dos últimos anos, a Rádio USP tem aprofundado sua vocação para a diversidade de conteúdos e formas. E, neste mês, entre as estreias que fazem jus ao seu perfil está o programa Rádio Tusp. “O programa quer oferecer aos ouvintes o acesso ao universo do teatro, sobretudo brasileiro, por meio de entrevistas, debates e até peças radiofônicas, sempre com muita música e informação”, conta o professor Luiz Fernando Ramos, docente do curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e  diretor do Teatro da USP (Tusp).

O professor Luiz Fernando Ramos – Foto: Sesi-PR

A partir deste sábado, dia 18, às 18 horas, Ramos vai dividir a apresentação do programa, semanalmente, com a produtora e diretora musical Cynthia Gusmão. E já na estreia recebem o dramaturgo e encenador Sérgio Carvalho, da Companhia do Latão. Também professor da ECA, Carvalho vai falar sobre as quase três décadas de vida daquele grupo teatral, além de abordar a recepção de Bertolt Brecht no Brasil.

“Os primeiros programas focam as atividades previstas para o primeiro semestre, como a mostra Teatro Pós-Trauma, que reunirá três espetáculos até junho, e a Roda de Memória do Futuro, voltada às propostas em torno das políticas culturais para o teatro dos últimos 20 anos, assim como às perspectivas de uma nova política cultural de teatro nos próximos 20 anos”, adianta Ramos.

O programa foi precedido por 50 episódios do podcast Sala Tusp, que trouxe conversas com artistas e pesquisadores sobre temas ligados à história do teatro e das teatralidades brasileiras. “Foi a partir desse acervo que se começou a pensar numa veiculação radiofônica mais ampla. E agora se tornou realidade o sonho de uma produção que ecoasse toda a programação da rede Tusp e conseguisse estimular a produção de uma dramaturgia para rádio e a exploração da própria linguagem radiofônica na perspectiva teatral”, revela Ramos. A rede Tusp inclui cinco polos teatrais, localizados no Centro Maria Antonia, na região central de São Paulo, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, também em São Paulo, e nos campi da USP de São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.

O programa Rádio Tusp vai ao ar todos os sábados, às 18 horas, a partir deste sábado, dia 18, pela Rádio USP de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Prato (107,9 MHz) e pelo streaming da Rádio USP no site do Jornal da USP. As edições do programa ficarão disponíveis no formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.