Novo programa da Rádio USP aborda o mundo do teatro

“Rádio Tusp” vai ao ar semanalmente a partir deste sábado, dia 18, às 18 horas

16/03/2023 - Publicado há 1 ano
Ilustração do Jornal da USP com icon de Flaticon

Ao longo dos últimos anos, a Rádio USP tem aprofundado sua vocação para a diversidade de conteúdos e formas. E, neste mês, entre as estreias que fazem jus ao seu perfil está o programa Rádio Tusp. “O programa quer oferecer aos ouvintes o acesso ao universo do teatro, sobretudo brasileiro, por meio de entrevistas, debates e até peças radiofônicas, sempre com muita música e informação”, conta o professor Luiz Fernando Ramos, docente do curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e  diretor do Teatro da USP (Tusp).

O professor Luiz Fernando Ramos – Foto: Sesi-PR

A partir deste sábado, dia 18, às 18 horas, Ramos vai dividir a apresentação do programa, semanalmente, com a produtora e diretora musical Cynthia Gusmão. E já na estreia recebem o dramaturgo e encenador Sérgio Carvalho, da Companhia do Latão. Também professor da ECA, Carvalho vai falar sobre as quase três décadas de vida daquele grupo teatral, além de abordar a recepção de Bertolt Brecht no Brasil.

“Os primeiros programas focam as atividades previstas para o primeiro semestre, como a mostra Teatro Pós-Trauma, que reunirá três espetáculos até junho, e a Roda de Memória do Futuro, voltada às propostas em torno das políticas culturais para o teatro dos últimos 20 anos, assim como às perspectivas de uma nova política cultural de teatro nos próximos 20 anos”, adianta Ramos.

O programa foi precedido por 50 episódios do podcast Sala Tusp, que trouxe conversas com artistas e pesquisadores sobre temas ligados à história do teatro e das teatralidades brasileiras. “Foi a partir desse acervo que se começou a pensar numa veiculação radiofônica mais ampla. E agora se tornou realidade o sonho de uma produção que ecoasse toda a programação da rede Tusp e conseguisse estimular a produção de uma dramaturgia para rádio e a exploração da própria linguagem radiofônica na perspectiva teatral”, revela Ramos. A rede Tusp inclui cinco polos teatrais, localizados no Centro Maria Antonia, na região central de São Paulo, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, também em São Paulo, e nos campi da USP de São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.

O programa Rádio Tusp vai ao ar todos os sábados, às 18 horas, a partir deste sábado, dia 18, pela Rádio USP de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Prato (107,9 MHz) e pelo streaming da Rádio USP no site do Jornal da USP. As edições do programa ficarão disponíveis no formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.