Museu de Anatomia Veterinária da USP reabre para o público após reforma

Com acervo de cerca de 1,2 mil exemplares, museu ligado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP apresenta esqueletos, animais taxidermizados e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados silvestres, selvagens e domésticos

09/03/2023 - Publicado há 1 ano
Museu de Anatomia Veterinária volta a receber o público geral e escolas após reforma – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Após uma reforma, iniciada no final de outubro de 2022, que envolveu a manutenção do telhado, pintura, novo cabeamento de internet e a manutenção da iluminação, o Museu de Anatomia Veterinária (MAV), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, abriu ao público no início deste mês. É possível visitá-lo de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas, com entrada gratuita. Visitas em grupos devem ser agendadas.

Instituído oficialmente em 1984, o Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva é um órgão de integração da FMVZ, assim como o Hospital Veterinário e a Biblioteca, e tem como missão o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas diferentes áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase na anatomia animal. Para Mauricio Candido da Silva, chefe técnico do MAV, “a reforma foi importante para sanar problemas do edifício e possibilitar o processo de melhorias das instalações e continuidade dos projetos educativos do museu”.

O MAV apresenta em sua exposição de longa duração exemplares preparados e preservados em diferentes técnicas por professores, servidores e alunos da FMVZ ao longo dos anos. Além disso, é o primeiro museu da USP e um dos primeiros no Brasil a disponibilizar de forma sistemática imagens de seu acervo em alta resolução e totalmente gratuitas na Wikipédia, a partir de uma parceria institucional. Atualmente, recebe mais de 12 mil visitantes anualmente, sendo cerca de 75% composto por grupos escolares, o que corresponde a uma média de 250 escolas por ano.

Coleção diversificada

O acervo do museu conta atualmente com cerca de 1,2 mil exemplares. Formado ao longo dos anos, resultado de trabalhos de pesquisa, ensino, doações e permutas, é composto de esqueletos, animais taxidermizados, modelos didáticos, órgãos e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados silvestres, selvagens e domésticos. A grande maioria das peças é de mamíferos, havendo, entre estes, representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, equídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo a espécie humana. Há também diferentes espécies de aves, répteis, anfíbios, peixes e até crustáceos.

A maior parte das coleções está relacionada à anatomia veterinária, mas a organização do acervo na exposição do museu permite abordar os diferentes campos de conhecimento da medicina veterinária e da biologia, tais como produção de alimentos, bem-estar animal, origem e evolução das espécies, dentre muitas outras possibilidades. Isso demonstra não só a riqueza do acervo do museu, como também a importância da representatividade de espécimes e exemplares salvaguardados e divulgados por meio do Programa de Comunicação do MAV.

Acervo do museu – Foto: Divulgação/MAV
Visitas de escolas ao museu – Foto: Divulgação/MAV

Exposição em cartaz

Dimensões do Corpo: da Anatomia à Microscopia, exposição de longa duração do museu, apresenta quase a totalidade do seu rico acervo, disposto em um circuito expositivo organizado em cinco módulos temáticos. Dessa forma, as coleções do MAV estão disponíveis a todos os visitantes. Tanto o conteúdo informativo como o formato da mostra são constantemente atualizados, com o objetivo de possibilitar uma ampla visão sobre a medicina veterinária e, mais especificamente, sobre a anatomia dos animais.

São os seguintes módulos: A FMVZ USP e sua história; O que é anatomia; Origem e diversidade das espécies; Anatomia dos órgãos e sistemas; e Osteologia e morfologia. Legendas explicativas, painéis informativos e modelos didáticos, associados a um conjunto diversificado de recursos expositivos, compõem a expografia.

Clique no player abaixo para conferir um vídeo sobre o  acervo do Museu de Anatomia Veterinária:

O MAV fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 14h, com entrada gratuita. Para os procedimentos e ingressos de visitas, acesse este link; e para agendamentos de grupos de visitas, clique aqui. Mais informações na página do museu, pelo telefone (11) 3091-1309 ou pelo e-mail mavfmvz@usp.br.

Com informações da Comunicação da FMVZ