Trabalho do hospital Centrinho é finalista de prêmio de ciência e tecnologia para o SUS

Como iniciativa do Ministério da Sáude para valorizar projetos em ciência e tecnologia para o SUS, vencedores recebem dinheiro e têm suas pesquisas publicadas

 13/12/2016 - Publicado há 7 anos

Um trabalho desenvolvido no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP foi selecionado como um dos cinco finalistas do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2016, na categoria Monografia de Especialização ou Residência.

Intitulada A experiência de mães de crianças candidatas e usuárias de implante coclear participantes de uma rede social online, a monografia é de autoria de Ana Luiza Martins Apolônio, residente em psicologia na Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva (turma 2014/2015), sob orientação da psicóloga Midori Otake Yamada, da Seção de Implante Coclear do HRAC. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega do prêmio, que está programada para esta terça-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 18 horas, durante o I Encontro Nacional da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), em Brasília. Entre os critérios de avaliação estão a viabilidade da aplicação dos resultados ou absorção de novas tecnologias, o potencial de inovação, a contribuição para a consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e o mérito técnico-científico.

Em 2016, foram inscritos 89 trabalhos na categoria doutorado, 111 em mestrado, 36 monografias de especialização ou residência e 109 artigos publicados. O valor do prêmio em dinheiro varia de 15 a 50 mil reais, conforme a categoria. Os trabalhos vencedores e os finalistas que receberem menções honrosas serão divulgados, na íntegra, no Portal do Ministério da Saúde e na Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério. Também será publicado um livro contendo os resumos dos trabalhos vencedores e dos que receberem menções honrosas.

O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde que busca valorizar os pesquisadores da área da saúde e suas pesquisas, indispensáveis para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no País, além de incentivar a produção de trabalhos técnico-científicos na área de ciência e tecnologia de interesse do SUS.

Com informações do Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação / HRAC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.