Alunos da USP reúnem em e-book suas estratégias de estudo para o período pré-vestibular

Criado por acadêmicos e pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, o material traz informações sobre planejamento, checklist, agenda, organização do tempo e de rotina de estudo e está disponível para download gratuito

 01/12/2022 - Publicado há 1 ano
Por
Publicação auxilia estudantes a organizar estudos – Arte sobre foto: Freepik/FCFRP

.
Quem está planejando prestar os concursos vestibulares no próximo ano ou não está se dando bem nas provas que estão acontecendo neste período, tem em mente que precisa se organizar melhor e estudar de forma eficiente para conseguir o sonhado ingresso em um curso superior. Para ajudar nessa empreitada, acadêmicos e pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP criaram o e-book Foca: Como se organizar para o vestibular de forma eficiente, disponível para download neste link (é necessário responder algumas perguntas antes).

O objetivo do Foca é ampliar o ingresso da população ao ensino superior, por meio da qualificação do estudante diante dos desafios sociais, econômicos e pedagógicos que culminam na falta de acesso à informação. 

Segundo a acadêmica Laynne Freire Pereira, que idealizou o material baseado em sua própria experiência para ingressar na USP, o que aconteceu em 2021, foi pensando nas dificuldades que encontrou, quando prestou vestibular, que resolveu “auxiliar os estudantes a exercerem melhor o seu papel no processo de aprendizado”. 

Laynne lembra que não são todos os pré-vestibulandos que possuem condições financeiras de ser acompanhados e direcionados por um cursinho particular. “Saber como e qual a melhor estratégia para ter um estudo eficiente é o primeiro passo para conseguir conquistar uma vaga na universidade, mas para isso é preciso motivação, autoconhecimento e curiosidade.” 

Mas a estudante, agora universitária, alerta que, apesar das informações valiosas do e-book, o vestibulando precisa ter Foco (F) nos estudos, ser Organizado (O) e Comprometido (C) em ter um Aprendizado (A) de qualidade. Foca, nome do e-book, é um acrônimo das quatro palavras destacadas. 

Para o professor Jonas Augusto Rizzato Paschoal, que orientou o projeto, o e-book surgiu do princípio que ele acredita ser o mais nobre, ajudar as pessoas a superar desafios. “No  geral o que se encontra hoje é uma grande diversidade de opções para acesso ao conteúdo das matérias do vestibular, mas são muito poucos e escassos de materiais com dicas, orientações e instruções sobre como o aluno pode se organizar para conciliar melhor a rotina dos estudos e as demais tarefas do seu dia a dia. O material pretende aumentar as chances dos estudantes terem sucesso no vestibular.”

Dividido em tópicos, o e-book traz informações sobre planejamento, checklist, agenda, organização do tempo e rotina de estudo. Ainda explica o que é memória de curto e longo prazos e dá dicas de resumos e aplicação de conhecimentos e de métodos e estratégias de estudo, além de enfatizar a importância do descanso e do sono. 

Algumas dicas do FOCA

  • Faça um planejamento de estudo
  • Faça um checklist das atividades diárias 
  • Tenha uma agenda
    .
  • Regule o tempo de estudo
  • Diversifique o estudo 
  • Monte uma rotina de estudos

.
O
Foca: Como se organizar para o vestibular de forma eficiente foi elaborado com apoio do Projeto de Cultura e Extensão Universitária Elaboração de Material Informativo Sobre Planejamento e Estratégias de Estudo para Estudantes em Fase de Vestibular, da FCFRP, que tem apoio do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB) USP. Além de Laynne e do professor Jonas, participaram da elaboração a educadora Márcia Mendes Ruiz Cantano e o acadêmico Arthur Marco Pegoretti da Cunha. O projeto da FCFRP tem a missão de oferecer aos estudantes, em fase de preparação para o vestibular, acesso gratuito a informações instrutivas e orientações com base científica. 

Para baixar o e-book Foca: Como se organizar para o vestibular de forma eficiente clique aqui e preencha o formulário.

Mais informações: paschoal@usp.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.