USP é a melhor universidade brasileira da América Latina

Na segunda posição do QS Latin America Ranking, a USP é a universidade brasileira mais bem classificada. O primeiro lugar ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile

22/09/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Adrielly Kilryann

A USP é a melhor universidade brasileira, segundo o QS Latin America Ranking publicado hoje, dia 22 de setembro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 12ª edição do ranking avaliou e classificou 428 instituições da América Latina. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.

Do total de 98 universidades brasileiras ranqueadas, 13 estão entre as 50 melhores da região. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 5ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 8ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 11ª.

A USP obteve a média de 99,8 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.

Destaque internacional

A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pela QS neste ano. No ranking mundial, a USP é a melhor instituição brasileira, classificada na 115ª posição.

No QS World University Rankings by Subject, a Universidade se destacou em 11 áreas, nas quais foi classificada entre as 50 melhores: Odontologia (11ª posição); Engenharia de Minérios e Minas (31ª); Engenharia do Petróleo (32ª); Geografia (38ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (41ª); Antropologia (42ª); Arquitetura (44ª); Agricultura e Silvicultura (48ª); Ciências do Esporte (49ª), sendo a única brasileira a figurar nesta lista; e Sociologia (49ª).

Em 25 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em três áreas, entre as 200 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciências da Vida e Medicina (61ª), Artes e Humanidades (68ª), Ciências Sociais e Administração (74ª), Ciências Naturais (77ª) e Engenharia e Tecnologia (96ª).

Mais informações sobre este ranking podem ser obtidas no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

QS Latin America Ranking
Pontifícia Universidade Católica do ChileChile