Nota da Reitoria sobre abastecimento de água no Conjunto Residencial da USP (Crusp)

Comunicado aborda ações que vêm sendo adotadas pela Reitoria relativas ao tema desde o final do mês de agosto até agora

 21/09/2022 - Publicado há 2 anos

Em relação à questão de falta de água nas dependências do Conjunto Residencial da USP (Crusp), cabe-nos fazer um histórico do assunto e das ações que vêm sendo adotadas pela Reitoria desde o final do mês de agosto até agora.

No final de agosto e início de setembro, ocorreu fornecimento irregular de água no Crusp em função de reparos na rede pública e por problemas no sistema interno de compensação.

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a Superintendência do Espaço Físico e a Prefeitura do Campus prontamente atuaram para resolver o problema e, desde 4 de setembro, não foi mais registrada falta de água nos prédios. No dia 18 do mesmo mês, a despeito de ter havido vazamento em uma conexão do reservatório de solo, isso não afetou o abastecimento dos blocos de moradia.

Embora o fornecimento de água esteja normalizado, temos recebido reclamações de alguns moradores e medidas foram e estão sendo implementadas para acompanhamento e melhoria do serviço:

  • O nível das caixas d’água tem sido monitorado duas vezes ao dia;
  • A Sabesp tem colaborado com visitas de técnicos ao campus e reuniões conjuntas com as equipes da USP;
  • A manutenção dos edifícios foi intensificada;
  • Foi definida uma programação de manutenção preventiva das bombas;
  • Os reservatórios auxiliares do solo serão ampliados.

Importante ressaltar que, durante todo esse período, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento também tem se empenhado no contato com os estudantes que moram no Crusp e realizado reuniões com moradores e o movimento estudantil (informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria). O e-mail: prip@usp.br foi criado para agilizar os assuntos referentes ao Crusp.

A melhoria das condições da moradia estudantil é prioridade desta gestão e esperamos que, com diálogo construtivo, possamos atingir essa meta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.