Especialistas da USP discutem o impacto das mudanças climáticas na Terra

No dia 30 de novembro, USP Talks promove encontro com os professores Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física, e Frederico Brandini, diretor do Instituto Oceanográfico

 28/11/2016 - Publicado há 7 anos
USPTalks_FacebookBanner.001
Imagem: Reprodução USP Talks

As mudanças climáticas já são uma realidade, e suas consequências para a vida na Terra são potencialmente catastróficas. Como estará o nosso planeta daqui cem anos, se continuarmos com o modelo de desenvolvimento atual, gerando uma combinação explosiva de aquecimento global, aumento populacional, degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais? Quais são as responsabilidades do homem sobre isso, e o que precisamos fazer para reverter esse quadro?

Mudanças Climáticas: a Terra daqui a 100 anos será o tema do próximo USP Talks, que será realizado no dia 30 de novembro, das 12h30 às 13h30, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulista, 2.073, em São Paulo.

Os convidados são os professores Paulo Artaxo, especialista em mudanças climáticas do Instituto de Física (IF) da USP, e Frederico Brandini, diretor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

Paulo Artaxo

Paulo Artaxo é pesquisador na área de física aplicada a problemas ambientais - Foto: Divulgação/IEA
Paulo Artaxo é pesquisador na área de Física Aplicada a Problemas Ambientais – Foto: Divulgação/IEA

Professor titular do IF, Artaxo é um dos maiores especialistas em mudanças climáticas do Brasil e do mundo, com dezenas de trabalhos de alto impacto publicados sobre o assunto.

Especialista em física atmosférica e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (o famoso IPCC), ele é referência internacional no estudo das relações entre clima, florestas e cidades.

No evento, Artaxo falará sobre os impactos já visíveis das mudanças climáticas no Brasil e no mundo, e sobre os efeitos (muito mais graves) que ainda estão por vir, se nada fizermos para reverter o avanço do aquecimento global.

Uma discussão oportuna, no momento em que o Acordo de Paris acaba de entrar em vigor e os Estados Unidos acabam de eleger Donald Trump, um “cético do clima”, como presidente.

Frederico Brandini

usp talks frederico brandini
Professor Frederico Brandini – Foto: Divulgação USP Talks

Professor titular e atual diretor do IO, Brandini é especialista em oceanografia biológica e conhecedor das leis que governam a vida marinha e o funcionamento dos oceanos.

No evento, Brandini falará sobre o papel fundamental dos oceanos no ciclo de carbono e na regulação climática da Terra; e discutirá como o aquecimento global e outras ações do homem (como a poluição e a pesca predatória) estão alterando suas propriedades físicas, químicas e biológicas, com graves consequências para o futuro da espécie humana.

USP Talks

O evento é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

O USP Talks ocorre toda última quarta-feira do mês, abordando temas que estão em evidência no noticiário nacional e são de interesse da sociedade. Os eventos são gratuitos e abertos ao público — basta chegar com antecedência para pegar uma senha. A distribuição começa às 11h30, no local, por ordem de chegada e limite de uma senha por pessoa. Lotação: 168 lugares. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks no YouTube.

Esta será a oitava edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do universo, a relação entre tecnologia e transparência e a reforma do ensino médio.

Com informações da Assessoria de imprensa da USP e USP Talks

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.