Centro Intercultural Internacional da USP ganha espaço dedicado à Índia

Este é o quarto país a inaugurar um espaço no Centro Intercultural Internacional ,que já conta com áreas ocupadas pela Coreia, Israel e França

19/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/08/2022 as 17:05
O India Corner é o novo espaço que faz parte do Centro Intercultural Internacional da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP e o Consulado-Geral da Índia inauguraram, no dia 18 de agosto, o India Corner, novo espaço que faz parte do Centro Intercultural Internacional da USP, dedicado à divulgação da cultura indiana e informações sobre intercâmbio e pesquisa naquele país.

A cerimônia teve início com o acendimento da tradicional Lâmpada Cerimonial, que faz parte do ritual indiano de purificação e sabedoria, pela cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami; pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncin Proença; pelo presidente da Associação de Indianos em São Paulo, Shoban Saxena; e pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco.

(Da esq. p/ dir) Manisha Swami, Shoban Saxena, Roberto Paranhos e Sérgio Proença – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O professor do Centro Cultural Swami Vivekananda, Satyendra Singh, ofereceu uma rápida aula de ioga aos presentes, seguida pela apresentação de mohiniyattam, estilo de dança clássica indiana, pela atriz e bailarina Irani da Cruz Cippiciani.

“Neste corner, os visitantes poderão encontrar extratos, cuidadosamente selecionados, desta milenar diversidade cultural que é a Índia”, afirmou o presidente da Aucani, Sergio Proença.

A cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami, ressaltou que  a diversidade cultural indiana está representada no novo espaço, mas o país também se destaca por “suas tradições, seus dialetos, sua cozinha”. Manisha também mencionou que, no dia 15 de agosto, o país, outrora ligado ao Reino Unido, comemorou 75 anos de sua independência. “Eu espero que a comunidade acadêmica procure saber, ler mais sobre a Índia, para que possamos desenvolver mais atividades em comum”, disse.

A cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swani, e a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Espaço intercultural

+ Mais

France Corner é o mais novo espaço do Centro Intercultural Internacional

Centro Intercultural Internacional inaugura o Israel Corner

USP inaugura Centro Intercultural Internacional com lançamento do Korea Corner

O Centro Intercultural Internacional (CII), iniciativa ligada à Aucani,  é um ambiente voltado à internacionalização, difusão de diferentes culturas, troca de experiências e divulgação de oportunidades no Brasil e no exterior.

O CII foi inaugurado no ano passado, com a abertura do Korea Corner, em novembro; do Israel Corner, em dezembro; e do France Corner, em junho deste ano. Outros países devem inaugurar seus espaços no CII ainda este ano, como a Irlanda, previsto para o próximo dia 31 de agosto.

Além do espaço intercultural, o centro também possui um Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O evento de inauguração contou com a apresentação de mohiniyattam, estilo de dança clássica indiana, pela atriz e bailarina Irani da Cruz Cippiciani – Foto: Marcos Santos/USP Imagens