A linguagem das flores na obra de Alessandra El Far

“A Linguagem Sentimental das Flores”, publicação da Editora Unesp, é tema da professora Marisa Midori

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Nas colunas anteriores de Bibliomania, a professora Marisa Midori tem insistido nas questões políticas e econômicas que afetam o mundo dos livros e dos leitores. Então, para amenizar um pouco “as nossas dores”, nesta semana a professora fala sobre A Linguagem Sentimental das Flores, de Alessandra El Far, uma publicação da Editora Unesp, que “ilumina e alegra nossos espíritos”, como diz Marisa.

Porém, nem tudo são flores, mesmo na obra, como destaca Marisa, explicando que a autora desnuda a sociedade do século 19 no Rio de Janeiro, “uma sociedade conservadora e que, de modo geral, penalizava bastante as moças”.

Eram muitos os códigos usados e é aí que entra a história do livro nessa pesquisa tão original, como aponta a professora. “Pois, de fato, os dicionários das flores, ou ainda as linguagens das flores, existiram e tiveram êxito editorial no Brasil oitocentista. Na verdade, estamos a tratar de um gênero que se difundiu igualmente na Europa – El Far traz exemplos da França e de Portugal – e que sobreviveu às mudanças de costumes observadas no século 20 – embora a autora se detenha no século 19.”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.