Minicurso aborda a fundação da USP e seu impacto na sociedade

Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, através da plataforma Youtube

21/06/2022 - Publicado há 2 anos
A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo: fundação da USP, em 1934, representou um avanço para a sociedade paulista e brasileira – Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove o minicurso Scientia Vinces: Poder, Ciência e Projeto de Sociedade na Fundação da USP. O minicurso, que será ministrado pelas educadoras Ana Paula Magalhães, Débora Foguel e Helena Riquena, abordará as condições que levaram à fundação da Universidade de São Paulo, em 1934, e seus impactos na sociedade brasileira.

Como explicam as educadoras na ementa do minicurso, as décadas de 1920 e de 1930 vieram acompanhadas de desafios globais, de ampla repercussão, mas também, no caso específico do Brasil, de disputas e impasses em torno de projetos de poder em um contexto de turbulência social e de fraturas políticas. “O pós-guerra e a crise de 1929 acarretaram um fluxo populacional em direção ao Brasil, absorvido em grande medida pela cidade de São Paulo, metrópole emergente e aspirante à integração ao movimento modernista, e cuja efervescência cultural resultaria na Semana de Arte Moderna, em 1922”, descrevem as educadoras. “Por outro lado, havia uma percepção mundial de que a ciência e a tecnologia haviam viabilizado desastres como a guerra, o que resultava em um pensamento anticientífico crescente. Tendo em vista um projeto de formação calcado na pesquisa, sob o dístico “scientia vinces” (“Pela ciência vencerás”), a fundação da USP, em 1934, representou uma resposta a essa tendência, mas, ao mesmo tempo, a materialização de um projeto político.”

O evento é mais um dos minicursos que a Cátedra de Educação Básica da USP oferece neste ano, em atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área. Os minicursos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30. A transmissão é sempre pelo canal da cátedra no Youtube, e não é preciso se inscrever. São concedidos atestados de participação em cada minicurso. Os interessados devem preencher um formulário enviado durante a transmissão. Orientações para obter os formulários estão disponíveis neste link.

A Cidade Universitária, em São Paulo, com o Instituto de Química (à esquerda), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (no centro) em primeiro plano e, ao fundo, a Praça do Relógio – Foto: Reprodução/Wikipédia

O minicurso Scientia Vinces: Poder, Ciência e Projeto de Sociedade na Fundação da USP, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, no canal da cátedra no Youtube. Grátis. Não é preciso se inscrever. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.