O desenho das redes de transporte é vital para organizar o deslocamento da população

O professor Cláudio Barbieri destaca a maior flexibilização e a utilização de diversos meios de transporte como possíveis caminhos

16/05/2022 - Publicado há 2 anos
Os sistemas de transporte, de modo geral, refletem a forma como as cidades se organizam – Montagem sobre foto: Marcos Santos/Jornal da USP

Há alguns anos o transporte coletivo vem sofrendo com a queda no número de passageiros e ameaças de aumento no valor das tarifas, situação que foi agravada ainda mais após a chegada da pandemia. O professor Claudio Barbieri, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, analisa como é possível otimizar a atual rede de transportes em entrevista ao  Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Cláudio Barbieri da Cunha – Foto: IEA/USP

De acordo com o professor, a pandemia alterou a lógica das redes de transporte, alguns tópicos como o receio das pessoas em utilizarem ônibus e Metrô lotados e a flexibilização dos horários de trabalho foram citados. Um dos principais problemas do transporte público são os horários de pico — momento em que as pessoas estão se deslocando para trabalhar e estudar. No restante do dia, a quantidade de veículos e viagens é menor. “A pandemia talvez ajude a diminuir um pouco esse chamados picos de transporte e com isso a gente tenha um sistema mais equilibrado do ponto de vista econômico”, relata.

Barbieri aponta que os sistemas de transporte, de modo geral, refletem a forma como as cidades se organizam: “A distribuição das pessoas no espaço urbano e suas atividades são fundamentais para definir como os sistemas de transporte vão procurar atender a essas necessidades. Há muito se fala que a gente precisa melhorar e organizar essa distribuição de espaço urbano para que as pessoas possam se deslocar menos e em distâncias menores. Infelizmente, esse tipo de medida demora muito tempo para conseguir ter algum efeito prático”.

Desenho das redes de transporte

O desenho das redes de transporte é fundamental para a organização e deslocamento da população. Ele engloba diversos aspectos como o itinerário, os pontos de partida e parada, o tamanho das linhas, os veículos utilizados, o intervalo entre os veículos, dentre outros.

“Algo que talvez a gente possa ver em um futuro breve seja a ideia de tentar melhorar essas redes de transporte coletivo ao fazer linhas que sejam mais diretas, linhas com maior frequência, que atraiam mais as pessoas e ajudem a diminuir um pouco o custo do serviço. É isso que se chama de otimização das redes de transporte”, comenta o professor, que entende que isso deve ser um processo gradativo, para não prejudicar a população acostumada com a rotina dos serviços.

Um conceito que está surgindo e deve se reforçar ainda mais após a pandemia é o chamado MaaS (Mobility as a Service). Barbieri diz que “esse conceito passa justamente a procurar integrar mais os modais de transporte como um todo. Nós não estamos falando só de conexão de ônibus com trem e Metrô, mas também para as pessoas enxergarem as diferentes opções, como elas fazem para chegar até o ponto de ônibus ou até a estação de Metrô, olhando bicicletas, veículos de aplicativo. A pessoa pode naturalmente pegar um veículo de aplicativo para chegar até uma estação de Metrô e de lá seguir parte da sua viagem”.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.