USP busca voluntários com periodontite, que tenham diabete ou não

Podem participar pessoas que tenham periodontite, como sangramento na gengiva, dentes amolecidos, presença de pus e/ou exposição das raízes dos dentes

 25/02/2022 - Publicado há 3 anos

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP está selecionando voluntários para duas pesquisas clínicas sobre doença gengival. Podem participar pessoas que apresentem doença periodontal, que pode ser caracterizada por sangramento na gengiva (espontâneo, ao mastigar, ao escovar os dentes e/ou ao passar fio dental), dentes amolecidos, presença de pus e/ou exposição das raízes dos dentes.

Para a pesquisa Análise do perfil clínico de pacientes diabéticos com periodontite antes e após terapia probiótica, da pós-graduanda Yara Loyanne Levi, os interessados devem apresentar diabete tipo 2, com HbA1c entre 7% e 11% e no mínimo 15 dentes. 

Já para a pesquisa Avaliação da relação entre microbiomas subgengival e intestinal de pacientes com doenças periodontais – Estudo transversal, da pós-graduanda Marcella Ribeiro, os pacientes devem ter periodontite sem alterações sistêmicas como diabete, hipertensão e obesidade, por exemplo.

Não poderão participar das pesquisas pacientes fumantes e/ou que estejam fazendo uso de antibióticos, gestantes e lactantes e todos os participantes receberão gratuitamente tratamento odontológico para doença gengival. As duas pesquisas são orientadas pela professora Flávia Furlaneto.

Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99351-9017 ou pelo e-mail pesquisaforpusp@gmail.com.

Mais informações: (16) 99351-9017 (WhatsApp) 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.