Museu da USP apresenta conservação de peças humanas em novo canal de vídeo

Nos bastidores do Museu de Anatomia Humana da USP, série de vídeos mostra métodos de conservação, enquanto ensina sobre os sistemas do corpo humano

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/12/2021 as 11:16
Foto: Divulgação/MAH ICB USP

.
O Museu de Anatomia Humana (MAH) da USP é um dos mais “novos” da Universidade. Reinaugurado há cinco anos, segue fechado desde o início da pandemia, mas não parou as atividades de rotina. Entre elas, a conservação das
peças anatômicas que compõem seu acervo. Antes feito longe do público, o trabalho de manutenção é apresentado na série de vídeos Dia a Dia no Museu. A série está disponível no novo Canal do Youtube do MAH.

“Mas nem sempre a manutenção pode ser exibida”, explica a curadora Silvia Lacchini, que também é professora do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Algumas vezes, as peças precisam de tratamento em capelas de exaustão de gases. Outras, os vidros precisam apenas ser completados com os líquidos que mantêm as peças conservadas.

De acordo com Silvia, as redes sociais e agora os vídeos são formas alternativas que a equipe aprendeu para se comunicar com o público. “Além desse tipo de atividade que não seria possível mesmo com as visitas presenciais”, diz. A professora lembra que as visitas guiadas no museu são realizadas por alunos de graduação, ainda em ensino remoto. Com o retorno das aulas presenciais, a equipe prevê que as monitorias sejam retomadas.

O canal de vídeos estreou com um tour virtual e deve continuar com a série sobre o dia a dia de quem atua no museu. De curta duração, os vídeos mostram a manutenção e os métodos de conservação utilizados no acervo. Os técnicos também ensinam sobre anatomia e contam curiosidades sobre a fisiologia humana. Assista clicando no player:

.
Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero

O MAH lançou seu canal no Youtube como parte das comemorações dos 150 anos de nascimento do professor Alfonso Bovero, que dá nome ao museu. Médico e catedrático da Anatomia na Faculdade de Medicina da USP, Bovero foi o responsável por reunir a primeira coleção de peças para demonstração que formariam o grande acervo do museu de anatomia.

Composto de peças anatômicas cada vez mais raras – muitas das quais preparadas por técnicas especiais – o Museu de Anatomia Humana, mantido pelo ICB, tem como missão difundir o conhecimento acerca da constituição dos diversos órgãos que formam os diferentes sistemas do corpo humano.

Junto das peças anatômicas, o MAH conta ainda com uma coleção de crânios identificados, utilizados em pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, odontologia e medicina legal.

Acompanhe o Canal do Museu de Anatomia Humana da USP: https://www.youtube.com/channel/UCbg51wLV_iEJbXGO5tHndqw

Confira também o site https://museu.icb.usp.br e as redes sociais do museu: https://www.facebook.com/mah.icb.usp 
https://www.instagram.com/mah.usp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.