Livros e leituras são temas de minicursos da Cátedra Alfredo Bosi

Cursos são gratuitos e acontecerão terça e quinta, a partir das 19 horas, no canal do YouTube

 22/11/2021 - Publicado há 2 anos
Leitura – Foto: Pixabay – Fotomontagem /Jornal da USP

Nesta semana, dois minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vão abordar a leitura, sempre dirigida aos professores, integrando o ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas. Nesta terça-feira, dia 23, às 19 horas, Livros que Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério será ministrado pela professora Vivian Batista da Silva; e na quinta, dia 25, no mesmo horário, Leituras de Formação: Biblioteca de Professores é o tema abordado pelas professoras Carlota Boto e Carolina Mostaro; com transmissão pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no YouTube.

O primeiro curso atenta para um tipo específico de leituras entre os professores, feitas nas aulas de pedagogia, didática, metodologia e prática de ensino. Percorrendo alguns títulos escritos desde 1870, pretende dar visibilidade aos saberes, valores e fazeres “ideais” do magistério sugeridas em “metáforas”. Através da análise das metáforas, usada para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

Já o segundo curso é centrado na reflexão sobre o significado da leitura em bibliotecas, com o objetivo de problematizar o debate sobre a história do livro e da leitura, estabelecendo um diálogo com a metodologia da pesquisa em história da educação. A partir da temática, será abordada a construção social da acepção de biblioteca de professores, usando, como exemplo, a biblioteca Paulo Bourroul, à luz de sua história e dos conteúdos pedagógicos de seu acervo.

Informações sobre cada curso do ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP estão disponíveis neste link.

Os cursos Livros que Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério e Leituras de Formação: Biblioteca de Professores serão realizados, respectivamente, terça e quinta, das 19 às 21h30, com transmissão pela plataforma Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas, com transmissão pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.